top of page

   A História da Geometria Descritiva ganha vida nas descobertas do grande matemático grego Tales de Mileto. Sábio do século VI a.C., Tales tornara-se conhecido como pai da geometria descritiva após grande contribuição não somente nesse campo, mas em muitas outras extensões da matemática.   

   Além da matemática, Tales contribuiu, com os seus estudos, para o desenvolvimento da Astronomia e da Filosofia. Ainda sobre ele, supõe-se que viveu um tempo no Egito, onde foi convocado para calcular a altura de uma pirâmide…ele realizou o cálculo com êxito e ficou muito famoso. Para realizar isto, poucos (ou nenhuns) recursos lhe foram disponibilizados. Tales utilizou o que hoje conhecemos como o Teorema de Tales. 

 

 

 

 

 

 

 

   

   

   

 

   A matemática lecionada no ensino básico tem muitas referências a matemáticos da Grécia Antiga como, por exemplo, Tales de Mileto, que terá vivido no século VI a. C..

   

    É considerado, por muitos historiadores, como o primeiro verdadeiro matemático. Embora não haja registos da época, a tradição atribui-lhe a determinação das alturas das pirâmides do Egito recorrendo aos comprimentos das sombras.

 

    Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.C. , em Mileto, cidade da Ásia Menor, descendente de uma família oriunda da Fenícia ou Beócia.Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso Tales durante a sua estadia no Egipto estudou Astronomia e Geometria.

Ao voltar de novo a Mileto, Tales abandonou, passado algum tempo, os negócios e a vida pública, para se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronómicas e às matemáticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

   

   

 

   

 

bottom of page